Novas diretrizes para terapia radioligate PSMA em mCRPC

Por delucca | 17 de julho de 2024

A reunião anual da Sociedade de Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SNMMI) de 2024 trouxe novidades promissoras no tratamento do câncer de próstata. O Dr. Jean-Mathieu Beauregard, que fez residência em medicina nuclear e possui mestrado em radiobiologia, apresentou uma subanálise do estudo 3TMPO, avaliando a elegibilidade para terapia radioligante PSMA baseada em PET/CT duplo FDG-18F/PSMA-18F. Ao contrário dos métodos tradicionais, a proposta não se baseia no tamanho da lesão visualizada em tomografia computadorizada (TC). O estudo foi feito com 98 pacientes com  câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC). Os critérios de elegibilidade para este tipo de terapia ainda geram debate, especialmente no que diz respeito ao papel do FDG-18F na seleção de pacientes.

 Objetivos do estudo

Os objetivos desta análise foram:

  • Comparar os novos critérios propostos – baseados em PET/CT duplo FDG-18F/PSMA-18F – com aqueles utilizados nos estudos clínicos TheraP1 e VISION2;
  • Aplicar os critérios em uma coorte prospectiva de pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração;
  • Correlacionar a elegibilidade à terapia radioligante PSMA com a sobrevida global dos pacientes.

Conclusões iniciais: esses critérios são úteis para pacientes mCRPC?

O estudo do pesquisador Dr. Jean-Mathieu Beauregard apresentou resultados promissores para o tratamento do câncer de próstata metastático resistente à castração. Assim, os critérios de elegibilidade desenvolvidos permitiram que mais desses pacientes se beneficiassem da terapia radioligante PSMA.

Ademais, a análise demonstrou que a mediana de sobrevida global dos pacientes elegíveis para terapia radioligante PSMA, sob qualquer conjunto de critérios, foi significativamente superior à daqueles considerados inelegíveis. Essa diferença na sobrevida reforça o benefício clínico da terapia radioligante PSMA para pacientes com mCRPC selecionados, de acordo com os novos critérios propostos.

Dessa forma, a análise, de maneira geral, sugere que os critérios 3TMPO podem ser ferramentas valiosas para a seleção de pacientes em futuros estudos clínicos, possibilitando a investigação mais aprofundada dos benefícios da terapia radioliganda PSMA em um grupo mais amplo de pacientes.

Estudos futuros para casos de mCRPC

A pesquisa abre portas para futuras investigações sobre o papel da terapia radioligante PSMA em pacientes, especificamente com lesões FDG+ e expressão limítrofe de PSMA.

Portanto, conclui-se que compreender melhor esse subgrupo de pacientes pode levar a aprimoramentos na seleção de pacientes e otimização dos resultados do tratamento.

Em resumo, a análise do estudo 3TMPO representa um marco significativo no campo do tratamento do mCRPC, oferecendo novos critérios de elegibilidade promissores para a terapia radioligante PSMA e demonstrando seu impacto positivo na sobrevida global dos pacientes.

Saiba mais

Para conferir em detalhes a metodologia da pesquisa e o estudo na íntegra, clique aqui.

CMR na luta contra o câncer

A CMR Pharma trabalha com o desenvolvimento e produção de radioisótopos e peptídeos para a medicina nuclear. Tais componentes são essenciais em exames diagnósticos de diversas enfermidades, com destaque para a detecção de células cancerígenas. Nosso compromisso com a excelência, inovação e ciência busca sempre promover diagnósticos precisos, detecção precoce e a saúde geral da população.

Fonte: urotoday.com